COVID-19: Em tempos de distanciamento social é importante praticar atividade física?

Imagem com a pergunta "Em tempos de distanciamento social é importante praticar atividade física?"

A prática de atividade física no dia a dia é importante pelos benefícios que ela traz ao organismo. Conciliar a atividade física a rotina é um desafio diante do trabalho, trânsito e tantos outros compromissos. Agora no período de distanciamento social, muitos voltaram a praticar algum exercício, muitos abandonaram a prática por diversos motivos e também muitos estão iniciando. Vamos conversar sobre isso?

✅ QUAIS OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO? Os já conhecidos benefícios são: aumento de disposição, melhora do condicionamento físico e cardiovascular, melhora do sistema imunológico com fortalecimento do organismo – importante para esse período.


✅ É VERDADE QUE TAMBÉM HÁ BENEFÍCIOS PARA A PARTE EMOCIONAL? Sim! A prática de exercício físico ajuda na redução do quadro de ansiedade e estresse porque as atividades liberam neurotransmissores ligados ao humor, a serotonina e endorfina.


✅ TODOS DEVEM PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA? E QUAL É MELHOR? É recomendado que todos pratiquem alguém tipo de atividade física sim e a escolha do que praticar é bem individual . O mais recomendado é que a pessoa pratique algum exercício físico que ela se identifique para que não corra o risco de desanimar ao longo do tempo.

✅ POSSO PRATICAR EXERCÍCIO SOZINHO? Se você já está acostumado com a prática de exercícios físicos sozinho, pode sim. Mas se você está começando alguma prática o ideal é que haja o acompanhamento com algum profissional para que seja praticado da maneira correta e não corra o risco de se lesionar. E se você possui alguma dor é necessário que haja acompanhamento de algum profissional. Nesse período de distanciamento social há teleatendimentos tanto de fisioterapeutas como de educadores físicos.

✅ COMO COMEÇAR? O importante é: começar! E, como todo começo, devagar. A prática de exercício precisa ser algo progressivo e não se preocupar em se cobrar muito ou querer “tirar o tempo perdido” já no primeiro dia. Isso pode frustrar e desmotivar.

Coloque pequenas metas para alcançar grandes metas ao longo do tempo.


Movimente-se!


ANA PAULA MONTI OLIVEIRA Fisioterapeuta formada pela UNESP, especialista em reeducação funcional da postura e movimento pelo HC-FMUSP.

Contato: anapaula.monti@yahoo.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes