COVID-19: Por que o distanciamento social é necessário?


Imagem com a pergunta: Por que o distanciamento social é necessário?

A OMS (Organização Mundial da Saúde), a partir de estudos pontuais e observação das diferentes medidas adotas nos primeiros países acometidos pelo Coronavírus, concluiu que a melhor medida para reduzir a transmissão do vírus é o distanciamento social, ou seja, a diminuição da circulação de pessoas e a não formação de aglomeração.

✅ MAS TODO MUNDO FAZ O DISTANCIAMENTO SOCIAL? Não! Muitas pessoas trabalham em serviços essenciais, como médicos, enfermeiros, profissionais da limpeza, cuidadores de idosos, dentistas, atendentes de supermercados, caminhoneiros, entre outros. Esses profissionais são essenciais para que o tratamento e enfrentamento da pandemia seja alcançado, direta ou indiretamente.

✅ ENTÃO SE ELES ESTÃO SAINDO DE CASA, NÃO VAI FAZER DIFERENÇA EU SAIR TAMBÉM? Pelo contrário! A Psicóloga Thamara Silva nos deu um exemplo fácil e lúdico de compreender o motivo, veja: “Se você pode ficar em casa, fique. Porque tem gente que PRECISA sair pra trabalhar e pode ser que algumas dessas pessoas testarão positivo para o Coronavírus. Então, se você, que pode ficar em casa, sair e adoecer também no meio de uma pandemia e for buscar um atendimento, é provável que os dois (você e o profissional dos serviços essenciais) morram por não terem um atendimento razoável. Pois seriam duas pessoas (no minimo) lutando por uma vaga no hospital, um profissional, um aparelho, etc. Se somente essa pessoa, que realmente precisava sair para trabalhar, adoecer... ela sozinha tem mais chance de ser atendida de forma eficaz.”

✅ QUER DIZER ENTÃO QUE TODOS VAMOS "PEGAR" O CORONAVÍRUS? Provavelmente! Enquanto a vacina não estiver pronta, a chance de contágio generalizado é muito alta. E para os serviços de saúde darem conta de atender todas as pessoas com qualidade é importante que o número de infectados não seja alto, ou seja, o distanciamento social auxilia para que haja leitos, respiradores e Equipamentos de Proteção Individual suficientes para atender todos que precisam. Se muitas pessoas se infectarem em um mesmo período, haverá consequentemente o aumento excessivo de hospitalizações e mortes.

Carolina Godoy

CAROLINA GODOY

Gerontóloga e Proprietária da empresa GERATIVIDADE. Capacitada em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Instituto de Pesquisa Sírio Libanês e Especialista em Reabilitação Neuropsicológica pela UFSCar.

Contato: geratividadesjc@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes