24 de Março dia do GERONTÓLOGO


Março nos dá motivo de sobra para comemorar, após férias retornamos para mais um ano de muitas publicações, trocas e crescimento. Desejo que 2019 possa ser um ano de muita reflexão e atuação em prol do envelhecimento, velhice e direitos da pessoa idosa.

E é nessa primeira publicação que vamos parabenizar todos os gerontólogos do Brasil. Que em 24 de março celebram o 15º ano de existência, debuta com sua 11º turma formada pela Universidade de São Paulo (USP) e 6º turma formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São mais 600 profissionais formados atuando no território nacional que almejam a regulamentação profissional.

O Projeto de Lei (PL) para regulamentação da profissão tramitava desde meados de 2012 no Senado, aprovado pelos senadores, atualmente o PL foi para a Câmara dos Deputados e está aberto para manifestações pelo site mais uma vez!


Mesmo quem votou anteriormente pode votar pelo link abaixo:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2160128


Localize o local na página que pergunta "O QUE VOCÊ ACHA DISSO?" (Se você estiver em um computador ou notebook, isso estará à sua direita da tela. Se você estiver utilizando um celular, isso estará ao final da tela), clique em "Responda". Manifeste-se à favor do projeto de lei clicando em "Concordo plenamente" e um cadastro pessoal muito rápido.

Compartilhe o link e ajude a dar força a regulamentação da profissão que olha de forma sistêmica a macro, meso e microgestão do envelhecimento.

A macrogestão é atuação voltada para a gestão das políticas públicas, já a mesogestão cursa sobre a atuação em projetos e instituições voltadas ao envelhecimento e velhice, por fim, a microgestão caracteriza-se pela interação entre o profissional e paciente segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Você leitor, nos enviem sugestões de temas a serem compartilhados por nós colunistas da GerAtividade. Utilize a #querovernageratividade que teremos o prazer de escrever sobre!

Mais uma vez: Parabéns, Gerontólogos - 24 de Março.


“Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo”. Charles Saint-Beuve



GABRIELA DE CARVALHO

É Gerontóloga, escreve na coluna de Gerontologia do BLOG GERATIVIDADE.

contato: gabrielacgerontologa@gmail.com




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square