O uso de drogas lícitas por idosos


Por muitas gerações o consumo de tabaco ou álcool fora considerado culturalmente status ou até mesmo sinal de virilidade masculina.

O hábito acompanhado por fortes iniciativas na mídia reforçaram o consumo, trago exemplos de como éramos seduzidos e incentivados ao etilismo e tabagismo desde crianças.

Fonte: Google Imagens Lembro ainda de minhas idas às matinês, shows no clube e até mesmo idas a restaurantes em que acabava sendo fumante passiva e sempre voltava para casa “incensada” pelo odor de tabaco, antes da outorga da Lei Antifumo do Estado de São Paulo - Lei 13541/09 | Lei nº 13.541, de 7 de maio de 2009. Diniz et. al,2017, apresenta que o consumo de drogas lícitas entre idosos possui múltiplos fatores, podendo esses serem divididos em dois grupos: aqueles que iniciaram o uso na juventude e outros que iniciaram tardiamente. Considera-se ainda que em 2020, 4,4 milhões de idosos precisarão de tratamento, sendo o álcool a droga mais comumente consumida. Os efeitos do consumo prolongado ainda não está bem conceituado do ponto de vista científico. Alguns agravos e descompensações fisiológicas podem ser observadas na convivência com o estilista ou tabagista respectivamente: morte mais cedo comparativamente à população geral, desenvolvimento de doenças hepáticas, neoplasias, infecções crónicas respiratórias inferiores e hepatites, assim como impactos nas atividades de vida diária (AIVDs), funções motoras,físicas e enfraquecimento ou rompimento de vínculos com familiares e rede de suporte social. Por fim, destaco a fragilidade, estigmatização e escassez de programas, serviços e ações preventivas relacionadas ao uso de drogas lícitas, assim como o suporte aos familiares, e o conhecimento aprofundado da população citada. Sugestão de leituras e grupos de apoio : Secretaria de Estado da Saúde - CRATOD http://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/institucional/ Grupo de apoio https://amorexigente.org.br/ http://www.al-anon.org.br/


GABRIELA DE CARVALHO

É Gerontóloga, escreve na coluna de Gerontologia do BLOG GERATIVIDADE toda primeira semana do mês.

contato: gabrielacgerontologa@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square