PASSOS GERONTOLÓGICOS




Sabe aquela avalanche de sentimentos? Sonhos? Pensamentos? Planos? E sensação de dever cumprido! Sim, é assim que me sinto com a Décima Segunda publicação como colunista no blog Geratividade. Já devo ter comentado em publicações anteriores que escrever foi e é uma das realizações que pude colocar em prática ao longo desses 365 dias.

Em um mês tão especial como março, só me cabe agradecer mais uma vez pela oportunidade e passos dados em prol da gerontologia e do cuidado com a velhice e envelhecimento.

Para marcar o mês do Gerontólogo, com seu dia comemorado em 24/03, compartilho e trago para discutirmos uma reportagem da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), sociedade essa conhecida por muitas contribuições para a Geriatria e Gerontologia no Brasil, representando e congregando médicos e especialistas na área da Gerontologia.

Em 18 de dezembro de 2017, publicou a seguinte nota “Especialistas em Gerontologia são os profissionais de diferentes áreas do conhecimento, com especialização em envelhecimento, que se submetem à prova de títulos pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Em contrapartida, graduados em curso superior de Gerontologia são denominados Gerontólogos”.


Disponível em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1771092022942423&id=296849333700040


Tal esclarecimento faz-se necessário devido às particularidades em grade curricular,tempo de curso e legislações, relacionadas aos Gerontologistas e Gerontólogos, assim como ocorre com as demais especialidade, partilharei exemplos que facilitaram a especificação correta, o Bacharel em Gerontologia que optar por seguir especializado-se em questões psicológicas por exemplo em nenhum momento receberá a titulação de psicólogo, esse será especialista em psicologia, sendo esse mais um profissional com entendimento específicos a respeito de particularidades que contribuirá para o cuidado sistêmico do indivíduo, porém cada qual com suas atividades e atuações em rede. Assim como, o profissional que opta por especializar-se em segmentos de políticas, serviço social, nutrição respectivamente, não lhe será atribuído o título de gestor de política pública, assistente social ou nutricionista.

Ademais, cabe aqui dispensar os parabéns aos que se aventuraram em estudar e atuar no campo da Gerontologia no Brasil, destacando que sempre haverá espaço e desafios para todos os que se desafiam seguir a caminhada gerontológica.

Comemore conosco e com a Associação Brasileira de Gerontologia que lançou um concurso #gerontocomamor incrível: Publicar na timeline do Facebook uma foto que represente sua prática profissional junto à Pessoa Idosa. A foto que receber o maior número de curtidas até o final de março será a vencedora! Utilize a #gerontocomamor.


Gabriela de Carvalho

GABRIELA DE CARVALHO

É Gerontóloga, escreve na coluna de Gerontologia do BLOG GERATIVIDADE toda primeira semana do mês.

contato: gabrielacgerontologa@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes