“Eu quero é botar meu bloco na rua...”


Falando em lazer....como foi seu carnaval? Você é do tipo que se anima ao pensar na folia do feriado ou prefere pensar que terá quatro dias seguidos de descanso? De uma maneira ou de outra, é uma ótima época para relaxar a mente, esquecer temporariamente dos problemas e celebrar a alegria.

O post de hoje vai ser dedicado à um breve relato sobre a origem dessa festa que tomou o país nos últimos dias. O carnaval revela as influências e tradições que o país recebeu desde sua colonização. Muitos elementos que compõem o carnaval atual revelam traços de uma história que transcende à sua temporalidade, elementos que integram um patrimônio cultural.

O modelo da festa carnavalesca hoje existente em diversas partes no Brasil (principalmente o modo de desfile de escolas de samba e blocos nas ruas) vêm da influência do entrudo português. Os entrudos eram brincadeiras de carnaval, praticadas com certa agressividade brincalhona. A essência dos jogos de entrudo era a bagunça e lambança realizada através do arremesso de líquidos e matérias uns nos outros; tudo era permitido: farinha, pós, cinzas, água, perfume, líquidos imundos. Com o tempo, o entrudo popular foi proibido por ser considerado uma brincadeira brutal e violenta. Tentando copiar modelos franceses, foi introduzido ‘forçadamente’ no Brasil o baile de máscaras. Porém em pouco tempo eles tornaram-se elitistas, já que a burguesia em ascensão utilizava a festividade para exibir suas suntuosas fantasias, enquanto a camada popular sentia-se reprimida e envergonhada. Essa distinção fez com que a brincadeira voltasse para rua, e para substituir o entrudo então, somente se surgisse algo que ocupasse as ruas. Nessa ocasião que os mascarados, a caminho dos salões, começaram a antecipar o início da festa desfilando pelas ruas, com suas fantasias, brincando e se divertindo até a chegada ao salão onde a festa de carnaval ocorreria. Estes foliões chamaram a atenção do público, indícios de que o carnaval tipicamente brasileiro estava tomando forma

A partir dessa concepção de ‘carnaval em formato brasileiro’ é que os desfiles começaram a ganhar destaque: carros enfeitados saíam nas avenidas e ruas, antes tomadas pelos entrudos. Com a importância do desfile crescendo, as características existentes atualmente nas escolas de samba começaram a aparecer. Paralelamente a esses desfiles, haviam outros grupos que saíam às ruas sem carros enfeitados, somente brincando o carnaval com fantasias, serpentinas, confetes. Estas pessoas, que formavam grupos e brincavam o carnaval, criaram os blocos, os cordões e os corsos.

Pode-se perceber então que o carnaval é uma festa popular que pode ser tratada como um patrimônio cultural brasileiro. Por quê? Pois o festejo possui influência histórica e foi modernizando-se e adaptando-se com o passar dos anos. Patrimônio cultural pode ser entendido como preservar a herança e introduzir o moderno. É aliar tradição com inovação (OLIVEIRA MARTINS, 1997).

A diversidade de representação do carnaval varia de cidade a cidade, de estado a estado e, às vezes, até de rua para rua. Existe o carnaval de Pernambuco, com seus frevos e fitas coloridas; o carnaval de Salvador, com seus trios elétricos enchendo as ruas; o carnaval de Olinda, com seus bonecões desengonçados e gigantes; o carnaval de São Luiz do Paraitinga que revive histórias carnavalescas com suas famosas marchinhas; o carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo com o espetacular desfile das escolas de samba e hoje também com bloquinhos animando as ruas todos os dias durante o período; o carnaval do interior de Minas Gerais, com seus blocos organizados por estudantes foliões.

Cada região ao seu modo, mas sempre mantendo a tradição de celebrar o festejo, pois hoje a festa carnavalesca tornou-se um símbolo de patrimônio cultural brasileiro.

E que comecem as preparações para o carnaval 2019!

DÉBORA BAUNGARTNER

DÉBORA BAUNGARTNER

Turismóloga, escreve na coluna de Lazer e Turismo do BLOG GERATIVIDADE toda segunda semana do mês.

Para contato: debora.baungartner@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes