A INCLUSÃO SOCIOCULTURAL DO IDOSO


Como é bom e gratificante recomeçar as publicações em 2018 no embalo de carnaval. Para alguns é só mais uma data, para outros é o momento de retomar aspectos de sua identidade cultural, passado de geração a geração.

O que poucos sabem é que o idoso tem garantido conforme Política Nacional do Idoso e o capítulo V do estatuto do idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) o direito à cultura, cabendo ainda ressaltar prioridade em acesso a locais de cultura, assim como direito à 50% de desconto em ingressos.

Em minha jornada profissional pude observar e sentir o papel transformador que a cultura tem sob a vida de idosos, sendo essa facilitadora para resignificação de processo de vida e de mudanças sociais, é simplesmente fantástico o que se pode conseguir com tal aproximação.

O Serviço Social do Comércio (SESC) conhecido por seu pioneirismo em ações culturais para idosos, segundo Ferrigno (2006), surge em 1963 com o desafio de atender a inexistência de políticas para a promoção de qualidade e envelhecimento ativo, assim como as baixas aposentadorias e transformações em rede de suporte familiar que cada vez mais passam a ser nuclear.

Contudo, com o desenvolvimento das ações viu-se que os idosos antes marginalizados, podem socializar ou ressocializar, desenvolver novas habilidades, atualizar seus conhecimentos, refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novos projetos de vida e estabelecer relações intergeracionais.

Deixo aqui aos joseenses uma sugestão cultural para o mês de fevereiro e aos demais sugiro que separem as fantasias e adereços, decorrem as marchinhas e caiam na folia.

  • SESC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS:

https://www.sescsp.org.br/unidades/23_SAO+JOSE+DOS+CAMPOS/#/uaba=programacao#/fdata=id%3D23


  • AGENDA CULTURAL:

http://www.agendasjcampos.com/?m=1


  • PARQUE VICENTINA ARANHA:

http://www.pqvicentinaaranha.org.br/caderno-de-programacao/1/0

GABRIELA DE CARVALHO

É Gerontóloga, escreve na coluna de Gerontologia do BLOG GERATIVIDADE toda primeira semana do mês.

contato: gabrielacgerontologa@gmail.com










Posts Em Destaque
Posts Recentes