Natal é nascimento; Ano Novo é crescimento


Iniciando então a nossa última publicação do ano, e devido a esse fato, é natural que comecemos a pensar no balanço geral do nosso 2017 e planos para 2018 (um pouco clichê na verdade, mas acho válido).

Particularmente, posso dizer que foi um ano bastante desafiador para mim. Logo em Março demos ‘start’ no projeto do blog Geratividade, que há alguns meses estava em mente. Escrever sempre foi para mim uma paixão (eu realmente escrevo tudo, para qualquer situação: desabafar, relembrar, anotar para não esquecer, comunicar), mas nunca havia experimentado a divulgação daquilo que coloco no papel. Somente o fato de saber que irão ler, avaliar e talvez comentar, já faz com que a naturalidade usual seja repensada. Em Setembro, após muito planejamento, anseios, dúvidas, receios, sonhos, resolvi mudar toda a minha vida para Portugal com intuito de cursar mestrado em Patrimônio Cultural. Com isso, os últimos meses têm sido de grande aprendizado rotineiro para mim, mas a cada dia que passa me sinto mais confortável com a decisão que tomei. Estar em um lugar diferente de tudo o que eu vivia antes me faz expandir horizontes, abrir a cabeça, agregar valores, olhar com outros olhos. E como é bom incrementar perspectivas em nossas vidas!

Durante o ano todo aqui no blog, também citamos diversas vezes sobre a importância do lazer, do tempo livre, da diversão, falamos sobre qualidade de vida, sobre viagens, passeios, instigamos uma reflexão sobre a identidade cultural, sobre memória...e quantas perspectivas podemos ter sobre o mesmo tema. Por isso, agora é hora de voltar em todas aquelas reflexões que fizemos nos meses anteriores e fazer as inevitáveis ‘listinhas’: O QUE VALEU A PENA e O QUE EU QUERO PARA O PRÓXIMO ANO. Quanto do seu tempo esse ano você conseguiu se dedicar a atividades ou propósitos que realmente fazem a sua alma feliz? Como irá se planejar para o próximo ano para ‘ter tempo para você mesmo’? Aproveite esse final de ano, tempo que nos remete às confraternizações com amigos e família; lazer; viagens; caridade; empatia, para perceber como isso pode ser benéfico o ano inteiro na sua vida. Temos ‘mania’ de exercer esses sentimentos somente em épocas natalinas, mas eles estão dentro da gente para serem usados a qualquer momento, sabiam? Não é igual árvore, que tem época para frutificar.

Deixo então abaixo algumas palavras que estão presentes em nosso dia-a-dia, mas muitas vezes passamos por elas despercebidos ou sem pensar no verdadeiro significado. Coloque um pouco de sentimento na sua análise e exerça o que ela literalmente lhe diz.


NASCIMENTO - Princípio de alguma coisa.

CRESCIMENTO - Desenvolvimento em sentido favorável; florescimento, progresso, prosperidade

EMPATIA - Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.

RESILIÊNCIA - Capacidade de rápida adaptação ou recuperação.

CARIDADE - Compaixão em relação a alguém que se encontra em situação difícil; benevolência.

CORAGEM - Atributo de quem tem determinação para realizar atividades que exigem firmeza.

PLANEJAMENTO - Organização de uma tarefa com a utilização de métodos apropriados.

Pensando assim então... NATAL seria o nascimento de uma nova perspectiva que irá crescer e se desenvolver no NOVO ANO. Você está preparado?


BOAS FESTAS E ATÉ O ANO QUE VEM!!

DÉBORA BAUNGARTNER

Turismóloga, escreve na coluna de Lazer e Turismo do BLOG GERATIVIDADE toda segunda semana do mês.

Para contato: debora.baungartner@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square