1 de Outubro - Dia Nacional do Idoso


Arquivo GerAtividade

Dou início a minha oitava publicação como colunista da GerAtividade compartilhando minha indecisão no momento da escolha sobre qual tema abordar, pois nos meses de setembro e outubro foram celebradas e lembradas datas de grande importância quando se pensa no envelhecimento e na velhice como: 21 de setembro - Dia Mundial da Doença de Alzheimer, Setembro Amarelo:campanha cujo objetivo é conscientizar sobre a prevenção de suicídios e a realidade do Brasil, Outubro Rosa: campanha mundial para conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e o dia nacional do idoso celebrado no último domingo, sendo esse tema escolhido para nossa postagem desse mês.

O dia nacional do idoso foi decretado e sancionado a partir da LEI Nº 11.433, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2006, sendo reforçada e destacada em parágrafo único a responsabilidade dos órgãos públicos e privados pela coordenação e implementação de ações e divulgações em prol da pessoa idosa.

A GerAtividade celebrou o dia com um delicioso café no café da horta acompanhado por atividades de memória,atenção e raciocínio.

Arquivo Geratividade

Vale lembrar que o dia 1° de Outubro não é meramente uma data comemorativa e nem comercialmente criada, na mesma data comemora-se o marco dos direitos, proteção e benefícios, a criação do Estatuto do Idoso, lei No 10.741 de 2003 que desdobra-se da constituição de 1988.

A estrutura do Estatuto é composta por: 7 títulos; 23 capítulos; 118 artigos; 109 incisos; 48 parágrafos; 16 parágrafos únicos e 10 alíneas. O que ainda se discute-se muito é a efetividade, supervisão e garantia do direitos expostos no artigos e parágrafos do mesmo, pois dentro de 14 anos poderia-se ter sido feito mais quando o assunto é esse, é necessário ainda uma forte educação gerontológica, sensibilização e aproximação da sociedade, em poucas palavras ainda muita coisa precisa sair do papel.

Deixo para leitura o arquivo digital do Estatuto do Idoso, conheça seus direitos,deveres e colabore para divulgação e implementação:

http://livraria.senado.leg.br/estatuto-do-idoso.html

GABRIELA DE CARVALHO

É Gerontóloga, escreve na coluna de Gerontologia do BLOG GERATIVIDADE toda primeira semana do mês.

contato: gabrielacgerontologa@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes