A energia vital do Reiki


Após o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a inclusão do Reiki como uma prática terapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), certamente, cada vez mais pessoas já devem ter ouvido falar a respeito em alguns dos principais veículos de comunicação. Entretanto, poucas dessas pessoas realmente sabem sobre o surgimento desta prática e tudo o que ela significa para a saúde física, mental e espiritual. Por isso escrevo esse texto, para que você possa conhecer alguns detalhes da terapia Reiki, que se transformou em uma das terapias holísticas mais procuradas no mundo.

Rei significa energia cósmica universal e Ki energia vital. A partir da junção dessas palavras que surgiu o nome Reiki. Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética feito pela imposição das mãos, que tem como objetivo promover a homeostase (tendência natural de todo e qualquer organismo de buscar o equilíbrio). Atua no campo físico, mental e emocional através da reposição e desbloqueios energéticos.

Teve sua redescoberta em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, que iniciou diversos discípulos, entre eles o médico Chujiro Hayashi e Hawayo Takata, responsáveis pela difusão da técnica pelo mundo.

Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a OMS criou uma denominação especial para esse método: terapia integrativa.

Um artigo sobre o Reiki foi publicado por pesquisadores da Universidade de Rochester na revista Nature Neuroscience em 30 de maio. Alguns desses estudos foram realizados no centro médico St. Vincent em Nova Iorque pela diretora assistente de enfermagem da Universidade da Carolina do Sul, Janet Quinn. Também realizado na Califórnia por Daniel Wirt, na Instituição de Ciências Internacional de Cura. Na Universidade do Colorado por o Dr. John Zimmerman e aqui no Brasil na USP por o psicobiólogo Ricardo Monezi. Os testes foram feitos em pessoas e animais e ambos tiveram resultados positivos e surpreendentes.

Por isso, não tenha dúvida: essa terapia consiste num trabalho sério e totalmente embasado em informações científicas, garantindo a máxima segurança para todas as pessoas que procuram por esta terapia. É importante frisar que não há qualquer tipo de restrição quanto à terapia. Ela é absolutamente indicada para todas as pessoas, desde adultos, idosos, jovens e até os bebês.

Erroneamente, algumas pessoas fazem suposições e até mesmo afirmações de que o Reiki está ligado a religião. Mas a verdade é que essa técnica não tem nenhuma conotação religiosa. Trata-se de uma técnica de expansão da consciência, que nos coloca em contanto com a nossa essência. Portanto, qualquer pessoa, seja qual for a sua crença ou religião pode receber e aplicar Reiki.

Toda iniciação do Reiki deve ser feita por um mestre devidamente habilitado na técnica, seja ela da linhagem Usui ou qualquer uma outra.

A iniciação é um processo onde o Mestre Reiki irá ajustar a sua frequência vibracional com a do Reiki, fazendo assim, com que você se torne um canal condutor dessa energia vital. A Iniciação é dividida em três níveis: nível I, você para trabalhar as doenças físicas. Nível II, que te possibilitará trabalhar as doenças do campo emocional e o envio de Reiki à distância. O nível III é dividido em duas partes: IIIA onde você poderá trabalhar aspectos espirituais e o IIIB para Reikianos que querem se tornar um Mestre/Instrutor da Terapia Reiki.

Muito mais que uma técnica de cura através da imposição das mãos, o Reiki é uma filosofia de vida, onde nos ensina diariamente a olhar para nós mesmos, a ter consciência do nosso corpo e das nossas atitudes. Nos ensina que a cura começa em nós, de dentro para fora, através da mudança de hábitos e pensamentos negativos ao nosso equilíbrio energético.

Baseado nos cinco princípios do Reiki deixado pelo Mestre Mikao Usui, eu descobri como mudar a minha vida, como corrigir alguns erros que me causavam aborrecimentos, medos, angústias e dores. Me tornei capaz de compreender os meus processos e do meu corpo e a cima de tudo, aprendi a me curar.

Messias Souza

Mestre Reiki Usui, formado pela Escola Argentina de Reiki Mario Lombardi, Massoterapeuta, terapeuta holístico e artesão.

Contato: messiascanapi@hotmail.com

No dia 25 de novembro o facilitador de Reiki, Messias Souza, ministrará o Curso Reiki Nível 1 - O Despertar na Geratividade. Confira:

Posts Em Destaque
Posts Recentes