Papel da Nutrição funcional na memória


Dentre os diversos aspectos em que podemos estimular e cuidar da memória , sem dúvidas a alimentação tem um papel fundamental . Uma vez que, desacelera o seu declínio e recupere fatores fisiológicos que possam estar prejudicando-a . Naturalmente com o passar dos anos , há o declínio da memória . Provocados por mudanças na quantidade de neurônios e também na qualidade da transmissão de impulsos nervosos. O tipo de alimentação pode ser o ponto chave no surgimento dessas deficiências .

Uma alimentação desequilibrada pode acelerar essa degradação, fazendo com que a memória fique prejudicada de forma precoce. ALIMENTOS PREJUDICIAIS e que aceleram essa degradação:

  • Produtos alimentícios ultra processados: miojo, salgadinhos chips. Bolachas recheada, salsicha , congelados que contenham glutamatomonossódico;

  • Alimentos que contenham corantes artificiais : balas , gelatinas, refrigerantes;

  • Adoçantes artificiais: aspartame, sacarina , sucralose.

Com o passar da idade nossa capacidade detoxificante não é mais tão eficiente. Sendo assim substâncias sintéticas ficam retidas no organismo , provocando alterações indesejadas , inclusive na saúde da memória. Alguns estudos observaram , que grupos de idosos que possuem a alimentação baseada em produtos DIET à base de aspartame apresentam baixa orientação espacial, humor irritável , lapsos de memória e apresentam mais casos de depressão quando comparado aos que não consomem.

De ante mão , temos uma infinidade de alimentos naturais que contribuem com a memória e a saúde no geral. Podendo destacar os 10 alimentos mais poderosos para a memória:

  1. NOZES

  2. SEMENTE DE CHIA E LINHAÇA

  3. BRÓCOLIS

  4. SALMÃO E SARDINHA

  5. FEIJÃO

  6. UVA E SUCO DE UVA INTEGRAL

  7. CACAU E CHOCOLATE acima de 60%

  8. AVEIA

  9. OVOS

  10. SEMENTE DE ABOBORA


RECEITA FUNCIONAL PARA A MEMÓRIA

  • 1 xícara de aveia em flocos

  • 2 xícaras de água

  • 1 banana

  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó

  • 1 colher de sopa de semente de chia

  • 2 castanhas do Pará

  • 1 colher de chá de mel orgânico

Modo de preparo:

Preparo leite de aveia – deixe de molho a aveia em 2 xícaras de água filtrada por 1 hora . Depois bata todo o conteúdo no liquidificador , em seguida coe ( você pode preparar em maior quantidade e deixar por até 7 dias na geladeira em garrafa de vidro bem vedada). Coloque o leite de aveia no liquidificador e adicione os demais ingredientes com bastante gelo. Consuma em seguida. O ideal é tomar diariamente pela manhã ou no final da tarde.



ANA PAULA MONTEMOR

É nutricionista e segue a linha da nutrição funcional. Atua em consultório clínico. E realiza também consultorias para elaboração de receitas funcionais. Sua missão é proporcionar qualidade de vida através de uma alimentação verdadeira e sem radicalismos.

Contato:

(12) 3308-0084 ou (12)98174-4515 (WhatsApp)

E por falar em memória...



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square