A influência da Pet Terapia


Nesta publicação trarei para discussão a temática sobre "Pet Terapia", esclarecendo a importância da mesma para idosos e a magnitude de tal terapia na possibilidade de trabalho voluntário envolvendo a mesma.

O trabalho voluntário consiste, antes de tudo, em solidariedade e ajuda ao próximo, independente do trabalho que se faça o que importa é a vontade de ajudar e a disposição para ceder um pouquinho do tempo e conhecimento fazendo bem a outra pessoa. Este trabalho pode beneficiar não somente o indivíduo que recebe a ajuda, mas também, o próprio voluntário e traz grande contribuição para a sociedade.

É possível citar muitas áreas de atuação quando se pensa em trabalho voluntário, entre elas a Terapia Assistida por Animais (TAA), nome aparentemente apropriado dado a esse subcampo de atuação profissional, também é conhecido por outros nomes como pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais.

Esse subcampo de atuação profissional constitui um processo no qual um profissional como: psicólogo, fisioterapeuta e enfermeiro por meio de animais provocam mudanças comportamentais ou orgânicas em pessoas com diferentes tipos de necessidades, é um tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças e comprovadamente desencadeadora de “bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva” em pacientes psiquiátricos, hospitalizados e idosos moradores em instituições. Nesse tratamento, o animal é “o principal agente da terapia, que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente”.

A TAA é indicada, sobretudo, como alternativa que dispensa alguns medicamentos. Os animais, de acordo com estudos, mostram-se verdadeiros antídotos contra o estresse e a ansiedade, fatores que muito contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares.

O tratamento aposta no estímulo sensorial do tato para despertar a autoestima e a sensibilidade, na relação integradora das pessoas com os animais, seja falando com eles, seja tocando-os, é assim que a ansiedade, a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem. Os cachorros, gatos e os cavalos são os campeões quando o assunto é terapia com bichos para beneficiar seres humanos.

Há registros do século IX, na Bélgica, sobre a utilização de animais em procedimentos de tratamento de pessoas com deficiência. Em 1792, em Yorkshire na Inglaterra, animais também foram utilizados em terapias com pacientes com esquizofrenia. Ainda segundo Jerson Dotti, no Brasil, os trabalhos da Dra. Nise da Silveira no hospital psiquiátrico Dom Pedro II, em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, constituem parte das primeiras tentativas nacionais do uso dos animais com fins terapêuticos.

Observa-se que a atuação do Médico veterinário na terapia em questão, vai além da preocupação com a saúde do animal (vacinação, consultas periódicas ao consultório), essa compreende-se também na identificação do perfil do animal para cada atividade, orientações sobre os principais cuidados que devemos ter com o animal na participação desta terapia,como : evitar o estresse, não expor o animal à riscos e não utilizar medicações sedativas.

Ao perceber os benefícios promovidos pela TAA, é importante conscientizar a humanidade sobre a relevância de mantermos e preservarmos uma relação cuidadosa, respeitosa e adequada entre o ser humano e os animais.

Finalizo a publicação compartilhando com vocês leitores a foto de minha avó Josephina Elias Juogiski de 80 anos, que criou um vínculo com os animais na velhice, o que foi de extrema importância na superação dela na luta contra o câncer. Aproveito para agradecer o espaço de troca e reflexão que me foi possibilitado.


#GerAtividade #petterapia #medicinaveterinária #cuidado #bemestar #animais


CAROLINA DE CARVALHO


Graduanda em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB. Atua em linha de pesquisa voltada para atenção de Pequenos Animais. Participação especial no Blog Geratividade.



caarol_caarvalho@hotmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square