O ENVELHECIMENTO DE CADA DIA


Agora que já refletimos sobre a importância do lazer na vida de cada um, e como ele pode ser um tempo verdadeiramente livre e de desenvolvimento da personalidade, vamos pensar em como atuar na educação PARA o lazer. Podemos utilizar o lazer como ferramenta para uma velhice saudável?

Envelhecer é um processo gradativo, influenciado por muitas esferas da sociedade. “O envelhecimento humano é um fato reconhecidamente heterogêneo, influenciado por aspectos socioculturais, políticos e econômicos, em interação dinâmica e permanente com a dimensão biológica e subjetiva dos indivíduos” (ASSIS apud SALDANHA; CALDAS, 2004, p. 11). Pensando nessa concepção, o lazer pode contribuir com o bem-estar do indivíduo. O bom aproveitamento do tempo livre pode nos garantir uma tranquilidade e motivação ao longo da vida para enfrentar os nossos problemas e obrigações com mais suavidade.

Nossos compromissos não devem ser deixados de lado, porque estes fazem parte de quem nós somos durante a nossa passagem; porém o desfrute do tempo livre está diretamente ligado à qualidade de vida. A função do lazer é eliminar os gastos físico-mental produzido pelas atividades cotidianas; minimizar o estresse; aliviar as tensões. Com certeza você já deve ter ouvido frases como: “Morar perto do trabalho é qualidade de vida”. Isso acontece porque muitas vezes avaliamos o nosso bem-estar de acordo com a quantidade de tempo livre que nos ‘resta’ após o cumprimento de nossas obrigações. Mas como estamos aproveitando esse "tempo que sobra"?

A qualidade de vida, pode ser associada a uma plenitude conquistada através da felicidade. Então comece a praticar no seu tempo livre, aquilo que é capaz de te fazer feliz. Gosta de ler? Aproveite aquele momento antes de deitar-se para curtir uma nova história. Gosta de sair? Chame os amigos para um happy hour depois do trabalho (pode ser hoje! Por que não?), nem que seja só para jogar conversa fora e relembrar momentos. Gosta de cozinhar? Prepare uma receita especial para o final de semana e chame a família. Gosta de cinema? Selecione um dia da semana para assistir um filme novo ou rever aquele seu preferido (e se emocionar pela milésima vez). Gosta de música? Escute sua preferida logo de manhã, e experimente alguns minutos de paz antes do dia começar (se você é daqueles que acorda animado, vale até cantar e dançar). Reserve todos os dias um momento para dedicar-se a atividades que fazem bem para a sua mente; para sua alma. Isso também é saúde. Vale qualquer coisa, o importante é vivenciar um minuto do seu tempo de lazer!

Portanto, a quantidade do seu tempo que será dedicada ao lazer não definirá a sua qualidade de vida, mas sim como esse tempo será aproveitado. E ser bem aproveitado, é ser aproveitado da maneira que te faz sentir-se bem. Seja para descansar, para instruir, para entreter, para relaxar. Se usufruirmos do nosso lazer verdadeiramente, nossas chances de uma velhice saudável aumentam muito.

Então, não perca tempo (livre)! Tempo é.....saúde!

Compartilhe com a gente o seu “lazer de cada dia”.


#nossoenvelhecimento #lazerdecadadia


DÉBORA BAUNGARTNER


Turismóloga, escreve na coluna de Lazer e Turismo do BLOG GERATIVIDADE toda segunda semana do mês.



Para contato: debora.baungartner@gmail.com





Posts Em Destaque
Posts Recentes