ATUAÇÃO DO GERONTÓLOGO


#sergerontólogo

Em pleno mês de março é com muita alegria que iniciarei com uma publicação recheada de informações sobre o bacharel em Gerontólogia, Gerontólogo, profissional que completa 8 anos de atuação no mercado de trabalho brasileiro.

Juntos buscaremos esclarecer e responder de forma leve e descontraída perguntas e dúvidas que possam ainda não terem sido respondidas sobre esse profissional que exerce uma função do presente e não somente do futuro como muito se estipula ainda.

Quem já não se perguntou: Geronto o que?, Qual a diferença do Gerontólogo e do Geriatra? Que curso cursar para atuar como Gerontólogo? Onde são oferecidos os cursos para essa carreira? Como é #sergerontólogo? Onde atuam os profissionais bacharéis em Gerontólogia que assim como eu se propuseram a desbravar e semear os campos férteis da Gerontólogia.

A Gerontologia é a ciência que gerencia o envelhecimento e velhice pautada nas esferas biológicas, psicológicas e sociais que permeiam o indivíduo. Para a aquisição do título de bacharel em Gerontólogia é necessário cursar graduação com duração de 4 anos, cujas vagas são oferecidas anualmente pelas universidades USP (Universidade de São Paulo) na cidade de São Paulo e UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) na cidade de São Carlos. O Gerontólogo é o profissional que possui visão global do processo de envelhecimento e velhice, podendo esse atuar no atendimento individual a elaboração de políticas públicas, diferente do Geriatra, profissional que é da área médica, que faz residência Médica em Geriatria, com foco principalmente na prevenção e tratamento das doenças a nível ambulatorial e hospitalar.

Em recente levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), foram apresentadas informações sobre a atuação do gerontólogo, o estudo envolveu 177 participantes, sendo 73,4% profissionais e 28,2% estudantes. Dos quais 33,5% atuam em consultoria, 28,8% Terapia de estimulação cognitiva,27,6% Pesquisa e docência universitária, 26,5% ILPI, 22,9% Centro-dia e hospital, 24,1% atendimento domiciliar, 18,8% Curso de formação de cuidadores e 31,2% Outros.

Finalizo a publicação parabenizando os colegas de profissão por podermos celebrar mais um mês,ano e dia do Gerontólogo,24 de março dia do Gerontólogo, dia em que foi formada a primeira turma de Bacharéis em Gerontólogia do Brasil, dia instituído conforme projeto de lei n° 15.642 de outubro de 2012.Além disso,convido você a compartilhar conosco experiências,pois a GerAtividade quer saber, como é #sergerontógo para você?. Defina o que é #sergerontólogo e compartilhe conosco com a #sergerontólogo,sua mensagem pode ser divulgada nos canais de comunicação da GerAtividade.


Participe! #GerAtividade #sergerontólogo


GABRIELA DE CARVALHO

É Gerontóloga, escreve na coluna de Gerontologia do BLOG GERATIVIDADE toda primeira semana do mês.


Para contato: gabrielacgerontologa@gmail.com





Posts Em Destaque
Posts Recentes